Você pode estar se casando, comprando uma casa, alugando uma sala comercial, buscando um plano de saúde, doando um bem, contratando um funcionário, fazendo um empréstimo ou até mesmo alugando sua vaga na garagem do prédio. Em todas essas ações e também em muitas outras há a necessidade de um contrato. Seja ele registrado em cartório ou não, com um contrato em mãos as coisas ficam mais fáceis de se resolver judicialmente.
Com o crescimento populacional nas cidades fica cada vez mais raro se negociar com pessoas conhecidas, e mesmo essas que podem ser amigos de infância também estão sujeitas a mudanças em sua vida cotidiana. Assim, um bom contrato elaborado por um escritório de advocacia deixará você mais seguro em suas negociações. .
No mundo jurídico usa-se a expressão: “o contrato faz lei entre as partes”. Isso não significa que o que reza em contrato está sobre a lei, mas o contrato mostra que houve uma negociação e que ambas as partes concordaram com as cláusulas declaradas no mesmo.
Para um ter um bom contrato, tenha sempre o objeto do contrato muito bem definido, as condições de pagamento claras e também as formas que serão realizados os pagamentos. Prazos, multas e despesas extras também devem estar discriminadas no contrato. Declare também as condições para a quebra do contrato, onde uma das partes opta por não cumprir o que foi contratado.
Não existe um contrato perfeito nem um único modelo de contrato vigente, sendo assim, a melhor maneira de ter segurança na hora de assinar um contrato é consultando um advogado de confiança.