Em 2018 o Brasil bateu mais um recorde em compras pela internet, com uma movimentação aproximada de R$ 166,2 bilhões faturados entre janeiro e dezembro. Porém junto com o crescimento das compras vem o crescimento desordenado dos golpes pela internet. Só no Brasil temos quase 26.000 tentativas diárias de golpes virtuais, sendo quase 620 tentativas por hora. e esse número pode ser ainda maior.
Foram 56.000.000 de tentativas de golpes e cyber-ataques por meio de links maliciosos apenas no primeiro trimestre no Brasil. Em datas especiais como Black-Friday esses números aumentam em mais de 120%. O objetivo dos bandidos virtuais é sempre o mesmo: conseguir seus dados bancários para roubar seu dinheiro..
Separamos 7 dicas práticas para aumentar a sua segurança na hora de comprar pela internet.
1) Nunca salve suas senhas no computador, se possível utilize uma agenda.
2) Altere suas senhas periodicamente e nunca utilize dados relacionados a sua vida pessoal.
3) Não instale softwares suspeitos no seu computador.
4) Redobre a atenção aos downloads.
5) Jamais clique em links desconhecidos.
6) Atualize seu antivírus. A maioria dos programas antivírus possui atualização automática.
7) Não acredite em super promoções que são compartilhadas em grupos e por e-mail.
Contudo, caso haja alguma dificuldade na configuração dos programas em seu computador ou celular, procure uma empresa de informática que irá te orientar na instalação e sistemas de proteção. E se você encontrar em seu extrato bancário ou no extrato do seu cartão compras ou débitos suspeitos, entre em contato com o gerente do seu banco o mais breve possível. Não conseguindo resolver assim, procure um advogado de confiança.
Fontes: DFNDR LAB, Revista Forbs, .08